Notícias
Procedimentos estéticos pós-bariátrica

Você conhece a cirurgia plástica pós-bariátrica?

A cirurgia bariátrica para redução de peso muitas vezes se torna uma necessidade clínica para o paciente, tendo em vista a impossibilidade de perda de peso no curto prazo de outras maneiras e eventuais consequências clínicas da obesidade.

Entretanto, no que se refere à estética, é comum que as pessoas se preocupem com as marcas deixadas no corpo pela cirurgia, ainda que o resultado em si tenha sido satisfatório. Pensando nisso, você sabia que existe a cirurgia plástica pós-bariátrica? Em nosso blog, trazemos para você os detalhes e quando ela é indicada.

O que é a cirurgia plástica pós-bariátrica?

Tendo em vista a repentina perda expressiva de peso originada pela cirurgia bariátrica, após o procedimento, mesmo que seja extremamente bem-sucedido, é comum que o paciente apresente excesso de pele em diversas partes do corpo, como abdômen, braços, pernas, nádegas, seios, pernas etc.

É por isso que esse procedimento é classificado como um tipo de cirurgia reparadora. E é procedimento bastante comum, sem ser considerado, digamos assim, puramente estético, tendo em vista que costuma ser coberto pelo SUS e por planos de saúde, o que não ocorre com os procedimentos estéticos de maneira geral. Isso acontece porque o excesso de pele traz diversos problemas para o paciente, como dermatites nas dobras, comprometimento da movimentação etc.

A cirurgia plástica pós-bariátrica também é chamada de dermolipectomia, consistindo na retirada dos excessos de pele e no redesenho do local para garantir a harmonização e o bem-estar do paciente.

Quais procedimentos são realizados?

Considerando que a cirurgia bariátrica deixa marcas de excesso de pele em diversos locais do corpo, como apresentamos acima, é comum que a intervenção reparadora seja realizada em dois ou mais tempos cirúrgicos, com um espaçamento de tempo entre eles.

Tendo em vista o local da cirurgia e a técnica adotada, são realizados diversos tipos de procedimentos. Os mais comuns são os seguintes:

    • abdominoplastia

;

    • mamoplastia – diferentemente das cirurgias de aumento da mama, quando há aplicação de próteses de silicone, este procedimento consiste na retirada dos excessos do local e no redesenho da região, reposicionando e garantindo firmeza;
    • lifting de braços, coxas ou facial;
    • cirurgia de contorno corporal;
    • etc.

Quando é indicada a cirurgia plástica pós-bariátrica

É importante salientar que a cirurgia reparadora somente é realizada quando o quadro do paciente estiver clinicamente estabilizado. Além disso, é importante que o processo de emagrecimento já tenha terminado, pois eventual redução de peso posterior pode voltar com a flacidez. Além disso, um terceiro pré-requisito é que não haja a tendência de voltar a engordar, pois o ganho de peso geraria estrias e outros problemas.

Além de todas as indicações clínicas para evitar infecções nas regiões que ficam cobertas pelo excesso de pele e para melhorar a movimentação da pessoa, a cirurgia também costuma ser indicada para quem está insatisfeito com a harmonia do corpo após a cirurgia bariátrica, pois as marcas deixadas podem atrapalhar bastante a autoestima e o bem-estar. Os ganhos estéticos com a cirurgia reparadora são enormes.

Consulte a Dr.ª Beatriz Medina para a realização deste procedimento!

A Dr.ª Beatriz Medina, cirurgiã plástica com consultórios na Barra da Tijuca em Niterói, possui anos de experiência e excelência na realização da strong>cirurgia plástica pós-bariátrica. Se você realizou a cirurgia bariátrica e obteve a tão desejada redução de peso, marque uma consulta para verificar as indicações para garantir a harmonização do corpo e a elevação de bem-estar. A Dr.ª Beatriz Medina e sua equipe analisarão cuidadosamente o seu caso e indicarão os procedimentos adequados de acordo com suas especificidades. Entre já em contato!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp