Notícias
Quando é indicado a rinoplastia?

Rinoplastia: saiba o que é e as principais indicações

A rinoplastia abrange uma série de procedimentos cirúrgicos realizados no nariz. No caso das intervenções estéticas, o objetivo é remodelar a região de modo a garantir maior harmonia facial e contribuir para o bem-estar do(a) paciente. São alguns exemplos de finalidades para a cirurgia de rinoplastia: aumentar ou diminuir o tamanho, modificar o formato das narinas, melhorar a projeção da ponta do nariz, remodelar as asas do nariz e diminuir a giba óssea, como são chamados os calos na região.

É importante frisar que também é bastante comum a rinoplastia funcional, diretamente relacionada a problemas respiratórios. Por exemplo, o desvio de septo pode causar apneia do sono, roncos e afetar drasticamente a qualidade de vida do paciente, sendo recomendada nestes casos a intervenção cirúrgica. Mas nos ateremos neste texto à rinoplastia estética

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil!

A rinoplastia é um dos procedimentos mais comuns em todo o mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. Dentre todas as cirurgias plásticas realizadas em 2018, a cirurgia de rinoplastia é a quinta mais procurada, respondendo por 4,4% do total de cerca de 1,7 milhão de intervenções, segundo estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quais os tipos existentes de rinoplastia?

A rinoplastia pode ser realizada de duas maneiras.

  • Aberta(exorrinoplastia) – Sendo indicada para intervenções mais significativas na ponta do nariz, consiste em uma pequena incisão na base entre as narinas e na parte interna.
  • Fechada(endonasal) – As incisões são realizadas dentro das narinas, de modo que é recomendada para procedimentos com pequenas intervenções, ainda que também possa ser utilizada em grandes alterações na ponta do nariz, a depender das especificidades de cada paciente e da avaliação do cirurgião plástico.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

Uma das principais preocupações dos pacientes que procuram os médicos especializados para realizar procedimentos estético
, sem dúvidas, é o pós-operatório. Muitos têm receio de ser muito doloroso e desconfortável, mas o avanço observado nas últimas décadas trouxe melhorias substanciais, tornando o processo bem mais tranquilo para o paciente.

Na própria noite do dia da cirurgia ou na manhã seguinte, o paciente já pode se levantar e andar normalmente. Além disso, é colocada uma tala no nariz, e alguns cirurgiões também optam por colocar uma espécie de embalagem para conter sangramentos, a depender de cada caso. É comum a ocorrência de alguns inchaços, que tendem a começar a diminuir a partir de sete dias após o procedimento. Para minimizar esses inchaços, também costuma ser empregada uma espécie de máscara fria na região.

Situações em que pacientes optam pela rinoplastia

Confira abaixo algumas das situações nas quais pode ser recomendada a cirurgia de rinoplastia:

  • mudanças no nariz causadas pelos efeitos do envelhecimento;
  • mudanças no formato causadas por algum trauma antigo;
  • redução do bem-estar e qualidade de vida causada pela insatisfação com a aparência do nariz;
  • desejo de enrijecer a ponta do nariz, no caso de estar “pendurada ou caída”;
  • e muitas outras.

Entre em contato com a clínica da Dr.ª Beatriz Medina!

Seja qual for a indicação e o tipo de rinoplastia realizada, é de suma importância que todo o processo seja realizado com um cirurgião plástico de confiança, capacitado e experiente, a fim de que os resultados sejam os melhores possíveis e o procedimento e o pós-operatório transcorram de forma tranquila para o paciente. Para isso, você pode contar com a Dr.ª Beatriz Medina, cirurgiã plástica no Rio de Janeiro, com consultórios em Niterói e na Barra da Tijuca. A Dr.ª possui ampla experiência na realização de rinoplastias e de diversos outros procedimentos. Entre já em contato!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp