
O que é a ginecomastia?
A ginecomastia é o aumento de uma ou de ambas as mamas nos homens, podendo crescerem de forma desigual. Ocorre geralmente nos períodos de alteração hormonal, como na adolescência. É chamada de lipomastia ou pseudoginecomastia quando sua causa se deve exclusivamente ao acúmulo de gordura.
Como ocorre a ginecomastia?
Ocorre geralmente na puberdade, atingindo jovens no início da adolescência devido ao desequilíbrio hormonal. Em alguns casos, pode haver a redução das mamas espontaneamente e voltar ao seu tamanho normal. A ginecomastia também pode ser decorrente do uso de anabolizantes e esteroides.
A Ginecomastia pode ser dos seguintes tipos:
- Ginecomastia glandular: ocorre quando o crescimento da mama afeta somente a região da glândula mamária.
- Ginecomastia por gordura: quando o crescimento da mama é causado pelo excesso de gordura, sem que ocorra uma hipertrofia associada.
- Ginecomastia mista: nesse tipo, o aumento é mais perceptível e afeta não somente a glândula mamária, mas também toda a região da mama.
A ginecomastia pode ocorrer devido a outros fatores, como:
- Doenças sistêmicas: cirrose hepática, insuficiência renal, inanição.
- Uso de drogas: remédios usados em quimioterapia, drogas psicoativas, álcool, heroína, anabolizantes.
Quais são os sintomas?
Um dos maiores desconfortos gerado pela doença é na autoestima, devido ao aspecto feminino que o aumento das mamas pode dar. Entre os sintomas e sinais, o paciente poderá sentir:
- Acúmulo de gordura na região.
- Dores e sensibilidades nas mamas.
- Coceiras.
- Crescimento fora do normal das mamas.
Graus da ginecomastia
A ginecomastia apresenta três graus de gravidade.
Grau 1
O grau 1, é identificado pelo aumento discreto das mamas masculinas. A massa da glândula mamária não ultrapassa o valor de 250g. Mesmo o aumento sendo pequeno, é possível notar que a mama fica com um aspecto sobressaltado. O que gera constrangimento. Quando não ocorre a regressão espontânea do quadro, é recomendado o tratamento medicamentoso.
Grau 2
No grau 2, ocorre o aumento do tecido de gordura na região do tórax. Nesse estágio, o acúmulo de gordura não fica restrito apenas às mamas, comprometendo boa parte da região torácica.
Grau 3
O grau 3 é o mais grave. Consiste na ginecomastia difusa com excesso de pele. Ocorre um aumento grande na massa das mamas, superior a 500g. Esse peso causa ptose mamária, um termo utilizado pelos médicos para designar mamas caídas. Nesse grau, o impacto psicológico tende a ser mais intenso. A cirurgia para remoção da glândula mamária é uma opção recomendável.
Quais os tratamentos disponíveis para a Ginecomastia?
Existem tratamentos medicamentosos que solucionam o problema da ginecomastia, porém caso o paciente necessite de resultados mais rápidos, uma boa opção é a cirurgia plástica de correção da mama.
É um procedimento simples, e seguindo as recomendações médicas e respeitando o repouso após o procedimento, o paciente terá uma ótima recuperação e certamente sua autoestima de volta.
A Dra. Beatriz Medina realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e pode te auxiliar tirando suas dúvidas sobre a cirurgia de correção da mama, além de oferecer diversos procedimentos em seus consultórios na Barra da Tijuca e em Niterói. Marque já sua consulta.
Deixe um comentário!
0 Comentários