
Ninfoplastia: saiba mais sobre a cirurgia
A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia que visa diminuir o tamanho dos pequenos lábios vaginais. O Brasil, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética , é o país que figura no topo do ranking de ninfoplastias, e o aumento significativo ao longo dos anos demonstra a tendência da popularização desse procedimento.
Qual é a função dos lábios vaginais?
Os lábios vaginais menores têm a função de proteger a vagina e direcionar o jato de urina durante o período de micção. Portanto, devido à importância biológica desta parte do corpo, é necessário que se especifique qual é o público-alvo do procedimento de ninfoplastia, para que não ocorram erros no processo de tomada de decisão da cirurgia.
Quem busca a ninfoplastia?
Trata-se de um procedimento íntimo, indicado para mulheres que têm os pequenos lábios vaginais assimétricos ou hipertrofiados. Nesses casos, há uma projeção dos lábios para fora, podendo causar desconforto durante as relações sexuais e prejudicar a vida íntima da mulher. Além disso, há também a questão da autoestima da paciente, que pode ficar bastante abalada.
Em primeiro lugar, é necessário um diagnóstico do médico. A partir disso, a paciente já pode marcar sua cirurgia, quando será aplicada uma anestesia local, podendo ter sedação.
Como é o procedimento?
A cirurgia em si costuma demorar por volta de 40 minutos a uma hora, e consiste em retirar o excesso de pele da região e depois realizar a suturação, que é feita de pontos absorvíveis. Ou seja, não há a necessidade de retirar esses pontos.
Efeitos colaterais possíveis são inchaço na região e alteração da sensibilidade, sendo ambos apenas temporários. Caso não ocorra uma melhora em aproximadamente 15 dias, recomenda-se procurar um médico para analisar a situação.
A recuperação da ninfoplastia
Deve-se ficar em máximo repouso por aproximadamente três dias. Após esse prazo, pode-se voltar ao trabalho, porém atividades físicas ainda devem ser evitadas por cerca de 21 dias, e atividades sexuais devem ser evitadas também durante pelo menos 30 dias após a cirurgia.
Os resultados da operação aparecem geralmente dois meses depois, mas o amadurecimento da cicatriz e os resultados finais só surgem após seis meses. A cicatriz tende a ficar praticamente invisível.
O procedimento de ninfoplastia pode ser combinado com outros ajustes cirúrgicos na mesma região, como a redução do Monte de Vênus (nome dado à região pubiana), frequentemente realizada pelos mesmos motivos estéticos da ninfoplastia.
Ninfoplastia com a Dra. Beatriz Medina
Para quem tem interesse em realizar a ninfoplastia, é fundamental o acompanhamento de um cirurgião plástico de confiança, antes mesmo da cirurgia. A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro , atendendo em seus consultórios na Barra da Tijuca e Niterói. Agende sua consulta!
Deixe um comentário!
0 Comentários