Notícias
Mulher mexendo no celular | Dermoabrasão: o que é e para quem é indicada

Dermoabrasão: o que é e para quem é indicada

A dermoabrasão é um tratamento para a pele facial e de outras áreas do corpo, sendo reconhecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Trata-se de um método que promove um tipo de lixamento da pele (abrasão), a fim de promover maior uniformidade e corrigir alguns tipos de alterações que possam prejudicar a estética facial.

A técnica é especialmente indicada para tratar cicatrizes e manchas, além de ser bastante usada também para a remoção de tatuagens pequenas. É um tratamento considerado cirúrgico, porém não invasivo, pois age apenas nas camadas superiores da pele.

Como é feito o tratamento de dermoabrasão?

No tratamento, o médico emprega um aparelho específico, que conta com um tipo de lixa e trabalha em movimentos rotativos. Com este equipamento, o profissional promove a abrasão na pele. O resultado esperado é uma pele mais lisa, livre de manchas e mais uniforme.

A técnica é feita principalmente por médicos cirurgiões plásticos, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No momento da avaliação preliminar do paciente, o médico poderá definir se o procedimento de dermoabrasão será realizado no consultório ou no hospital. Esta escolha depende do tamanho da área que será tratada. Em geral, utiliza-se anestesia local e analgésicos durante o tratamento.

Para quem o tratamento de dermoabrasão é indicado?

As indicações são muito abrangentes. O método de tratamento é excelente para pessoas que apresentam cicatrizes de acne, queratoses, manchas de sol, cicatrizes provenientes de acidentes ou cirurgias e até linhas de expressão. Alguns pacientes ainda buscam a dermoabrasão para o tratamento de estrias.

Outro público que tem buscado bastante a dermoabrasão são as pessoas que fizeram tatuagens ao longo da vida e se arrependeram. O procedimento ajuda a remover os desenhos, agindo de forma mais profunda na pele com o intuito de retirar o máximo possível dos pigmentos. Ainda assim, o resultado depende muito do tipo de traço e das cores da tatuagem, sendo mais eficaz nos casos de desenhos pequenos e menos pigmentados.

O tempo máximo do procedimento pode chegar a duas horas, e o tratamento é feito em sessão única. Após o procedimento, é comum que a pele fique bastante sensível e, até mesmo, inchada. A recuperação completa demora, em média, 10 dias.

O que esperar?

O tratamento ajuda a estimular a produção de colágeno e, por isso, garante uma aparência rejuvenescida para a pele facial, preenchendo as cicatrizes e as rugas finas. Depois de passar pela dermoabrasão, é essencial que o paciente mantenha uma rotina de cuidados com a pele, usando diariamente o filtro solar e evitando, ao máximo, a exposição ao sol.

O método promove o refinamento das camadas superficiais da pele e tem ótimos resultados no médio prazo. Vale reforçar que este método de raspagem cirúrgica da pele só pode ser feito por médicos especializados, como cirurgiões plásticos ou dermatologistas. É um tratamento seguro.

Antes de optar pela dermoabrasão, o paciente e o médico responsável devem conversar francamente sobre os resultados possíveis, já que em casos de cicatrizes profundas, por exemplo, é possível que as marcas fiquem menos visíveis, mas não desapareçam completamente. Cada caso deve ser avaliado de maneira personalizada, para que o procedimento mais adequado seja feito.

Agende uma consulta!

Para saber mais sobre a dermoabrasão e passar por uma completa avaliação da sua pele e das suas necessidades estéticas, agende agora mesmo uma consulta com a Dr.ª Beatriz Medina, médica cirurgiã plástica que atende na Barra da Tijuca e em Niterói.

O consultório tem uma equipe experiente e multidisciplinar, com cirurgiões, enfermeira, anestesista e fisioterapeuta. Na clínica, os pacientes encontram uma infraestrutura de alto padrão e um atendimento muito especial!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

Whatsapp