Notícias
Imagem de mulher comendo salada | Como ter uma alimentação saudável no verão?

Como ter uma alimentação saudável no verão?

Como todos sabem, o verão é a estação mais quente do ano. É a época das férias e com as altas temperaturas, o ideal é que a alimentação seja leve para não sobrecarregar o organismo. Isso porque, conforme mudam as estações, o nosso corpo também modifica para se adaptar melhor ao clima. Por exemplo, desidratamos muito mais no calor e perdemos não só água, mas também sais e minerais essenciais para nossa saúde. Por isso, a ingestão de líquidos deve ser também, muito maior. Assim evitamos a desidratação, ressecamento da pele, além de outros sintomas. Mas a alimentação saudável para o verão pode ser a saída para que você não sinta esses sintomas e aproveite ainda mais o clima quente!

Evite alimentos gordurosos

Evite consumir alimentos gordurosos e só se alimente em lugares que você já costuma frequentar, já que há um aumento de intoxicação alimentar nessa época do ano. Isso porque, a falta de higienização, somadas às altas temperaturas, faz com que haja um aumento da proliferação de microorganismos que fazem os alimentos estragarem mais facilmente.

Frutas

Consumir frutas que contenham bastante água facilita na hora de se hidratar. Frutas como abacaxi, melancia e laranja podem ajudar no processo.

Saladas

Saladas de alface, rúcula e legumes, como cenoura e chuchu, são boas opções para uma alimentação saudável no verão. Mas atenção: evite utilizar molhos ricos em sal, já que o excesso de sódio leva a desidratação, além poder contribuir para o aumento da pressão arterial.

Qual melhor horário para se alimentar no verão?

É sempre bom manter um horário fixo para se alimentar, isso ajuda o relógio biológico a se adequar melhor e manter uma alimentação saudável no verão.

Alimentação que ajuda no bronzeado

Nessa época, muitas pessoas desejam ganhar um bronzeado. Motivo pelo qual se submetem a longas horas de sol, o que pode ser prejudicial à pele e à saúde. Mas você sabia que pode ganhar o efeito bronzeado ingerindo certos alimentos? Por exemplo, a abóbora, laranja, oleaginosas, gérmen de trigo, batata doce, beterraba e cenoura são alguns alimentos ricos em betacaroteno, substância que ajuda na produção de melanina. Mas tenha cautela, betacaroteno em excesso pode fazer mal à saúde.Não ultrapasse de 4 a 6 gm por dia!

Para saber mais sobre dicas de alimentação e outros assuntos relacionados à beleza leia outros artigos do blog da Dra. Beatriz Medina, cirurgiã plástica no Rio de Janeiro e Niterói, e cuide da sua saúde!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp