Notícias
Parte de baixo do corpo de mulher com cicatriz na barriga | Como funciona a cirurgia de correção de cicatrizes?

Como funciona a cirurgia de correção de cicatrizes?

As cicatrizes podem ser um tremendo incômodo para quem passou por um procedimento ou sofreu um trauma ou acidente. Muito mais que uma marca na aparência, esses sinais podem afetar a autoestima e o bem-estar dos pacientes.

Como forma de trazer mais qualidade de vida àqueles que sofrem com as cicatrizes, é possível recorrer a um tipo de cirurgia plástica que visa a reparar e minimizar de maneira eficiente esses sinais presentes na pele. Saiba como é realizada a cirurgia de correção de cicatrizes!

Correção de cicatrizes por meio de cirurgia

Os profissionais especializados em cirurgia plástica têm capacitação e conhecimento para atender os pacientes que queiram melhorar o aspecto de suas cicatrizes. Somente um médico com registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pode fazer este tipo de procedimento com segurança.

É importante entender que existem diferentes tipos de cicatrizes. Conheça quais delas apresentam um ótimo resultado após a cirurgia de correção:

– Cicatriz hipertrófica: a principal característica deste tipo de cicatriz é sua elevação, quando comparada ao tecido original da pele do paciente. Ela fica limitada às bordas da lesão e pode causar dores e coceiras. Além disso, ela tende a aumentar ou diminuir de tamanho com o passar do tempo. A progressão ou regressão depende do organismo e da reação particular de cada paciente.

– Cicatriz alargada: outro tipo de cicatriz que tem um ótimo resultado depois da cirurgia é a alargada, ou seja, aquela que tem um aspecto diferenciado, profundo e fino. Ela é muito comparada a uma estria. Ainda vale ressaltar que, normalmente, este tipo de cicatriz surge em regiões com grande tensão.

– Cicatriz queloideana: esse tipo de cicatriz também é chamado de queloide. Ela tende a ser mais elevada e ultrapassa os limites do ferimento. Seu crescimento é constante e também gera ardência, incômodo e coceira.

Quem pode fazer a cirurgia de correção de cicatriz?

Todos os pacientes afetados fisicamente ou emocionalmente pelas cicatrizes podem fazer essa cirurgia, desde que não sofram com infecção ativa na região a ser operada, não usem corticoides e não tenham doenças que afetem o tecido conjuntivo. Esse procedimento também não é indicado para pacientes que já tenham sofrido com dificuldades na cicatrização.

Informações importantes sobre o pré e pós-operatório

Para que a cirurgia tenha o resultado esperado, é essencial que o paciente siga à risca todos os procedimentos antes e depois de passar pela operação. Conheça mais a fundo quais são eles:

– Pré-operatório: antes de marcar a cirurgia e realizar o procedimento, é fundamental consultar-se com um especialista para tirar todas as dúvidas e ter as informações necessárias. Além disso, será necessário realizar exames preliminares. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou geral, dependendo da escolha do cirurgião.

– Pós-operatório: depois de o paciente ser operado, é necessário que ele continue sendo acompanhado pelo médico responsável. Este profissional poderá avaliar sua recuperação.Também é importante seguir tudo o que for orientado pelo cirurgião, além de usar pomadas especializadas na região operada e, caso seja orientado pelo médico, fazer compressão local.

Tipos de tratamento

A cirurgia é bastante recomendada para tratar as cicatrizes, mas, em muitos casos, o procedimento pode ser combinado com outras técnicas, como, por exemplo, o laser, a infiltração de medicamentos específicos e a crioterapia. O procedimento cirúrgico é feito com incisões para remover o tecido cicatricial. Após a cirurgia, a região operada pode ser fechada com fita biológica ou com pontos.

Quer saber mais?

Para entender mais detalhes sobre a cirurgia de correção de cicatrizes é muito simples.Os pacientes interessados devem contatar um profissional experiente e capacitado para realizar tal procedimento, como a Dr.ª Beatriz Medina, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Vale ressaltar que, além desse tratamento, a profissional também realiza procedimentos cirúrgicos estéticos, como prótese de mama, lipoaspiração, abdominoplastia etc., e procedimentos não invasivos, como lifting facial, preenchimentos, peeling, entre muitos outros.

Lembrando que a Dr.ª Beatriz Medina atende em duas clínicas diferentes, uma localizada na Barra da Tijuca e outra em Niterói, no Rio de Janeiro. Faça contato!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente