Notícias
cirurgia plástica na terceira idade

Cirurgia plástica na terceira idade: quais os cuidados a serem tomados?

Ter a autoestima elevada é importante não somente para os adolescentes, jovens e adultos, mas também para os idosos. Em busca de nutrir o amor-próprio, eles estão recorrendo cada vez mais aos procedimentos estéticos. Porém, alguns desses processos são mais invasivos do que outros. A cirurgia plástica na terceira idade, por exemplo, requer alguns cuidados a mais a serem tomados.

Cirurgia plástica na terceira idade

Ultrapassar os 60 anos não significa que o indivíduo deixou de se amar e ser vaidoso. Muito pelo contrário. Atualmente, esse público tem desejado se cuidar para, ao se olhar no espelho, admirar a própria aparência. Por isso, tem crescido a quantidade de cirurgia plástica na terceira idade.

Em censo elaborado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é possível observar o aumento do número daqueles que fazem procedimentos estéticos. A taxa de pessoas a partir de 65 anos subiu de 5,4% para 6,6% entre 2016 e 2018. Além disso, foi constatado que são realizadas cerca de 80 mil cirurgias plásticas por ano nessa faixa etária.

Cirurgias plásticas preferidas da terceira idade

Com tantas cirurgias plásticas ocorrendo entre o público sênior, há algumas que são as mais comuns.

Lifting facial

O lifting facial tem o objetivo de rejuvenescimento. Por isso, é um dos procedimentos mais realizados por essa faixa etária. Assim como as mulheres, os homens também buscam muito por esse recurso. De forma natural e com o passar dos anos, as pessoas adquirem rugas e linhas de expressão. Além disso, a pele não é mais a mesma depois de algumas décadas.

Essa cirurgia extingue os problemas citados e retira o excesso de pele e a flacidez. Ela também viabiliza um levantamento do rosto, suavizando vincos e restaurando contornos faciais.

Mamoplastia

Muitos são os motivos que podem levar as mulheres a buscarem pela cirurgia de mamoplastia, como tamanho dos seios e doenças. Porém, no caso das que possuem mais de 60 anos, geralmente, o que as faz buscar por essa cirurgia plástica é o fato de que, com o tempo, as mamas ficam flácidas.

Com o desejo de ter os seios com a mesma aparência de quando eram mais novas, elas recorrem à mastopexia. Muitas delas escolhem pôr prótese de silicone, que deixam as mamas ainda mais elevadas.

Abdominoplastia

A abdominoplastia consiste na remoção de gordura e excesso de pele da região abdominal, proporcionando firmeza nos músculos. Além disso, como há remoção de pele, são eliminadas as estrias situadas no local. A procura dessa cirurgia plástica na terceira idade acontece devido à flacidez e gordura que surgem ao longo da vida da maioria das pessoas.

Cuidados que devem ser tomados em cirurgia plástica na terceira idade

É fato que todas as cirurgias, em qualquer fase da vida, têm riscos. Porém, no caso da cirurgia plástica na terceira idade, o perigo é ainda maior. Os muitos anos de vida podem ser um perigo nas salas cirúrgicas. Mas, na verdade, não impedem a realização dos procedimentos.

O que também é ponderado é o que, geralmente, acompanha a idade: as doenças. Seja com diabetes e hipertensão ou sem nenhum problema de saúde, há alguns cuidados que devem ser tomados, como:

  • Realizar um check-up de exames para verificar o estado de saúde
  • Estabelecer acompanhamento médico no caso de doenças crônicas e informar ao cirurgião plástico sobre as circunstâncias
  • Evitar fazer diversos procedimentos ao mesmo tempo para que não seja sujeitado ao tempo excessivo de anestesia
  • Preparar-se para um pós-cirúrgico mais longo, já que a cicatrização costuma ser mais lenta do que em pessoas mais jovens

Buscar um profissional qualificado também é um cuidado necessário

Por razão dos riscos que existem e dos cuidados que precisam ser tomados na realização da cirurgia plástica na terceira idade, é imprescindível buscar um cirurgião plástico que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Aprovada em 1991 como membro da SBCP e participante ativa da associação, a Dr.ª Beatriz Medina, cirurgiã plástica, possui ampla especialização e experiência. Com consultórios na Barra da Tijuca e em Niterói, ela e sua qualificada equipe irão te receber com um atendimento especial. Marque uma consulta e tenha o seu caso avaliado pela Dr.ª Beatriz Medina!

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente

WhatsApp