Notícias
Mulher com desvio de septo | O que é rinoplastia?

O que é rinoplastia?

Você possivelmente já deve ter ouvido falar em rinoplastia. Mas você sabe o que é? Essa cirurgia é uma das mais requisitadas nos consultórios de cirurgiões, e a seguir vamos explicar melhor do que se trata e tirar as dúvidas sobre o procedimento.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é uma intervenção cirurgia com a finalidade de modificar o nariz, seja aumentando ou diminuindo o tamanho, alterando o formato e até a projeção da pontinha do nariz. Porém, o procedimento não é indicado apenas para fins estéticos. Em casos funcionais, como problemas respiratórios, pode-se recomendar o procedimento.

Entre os desejos dos pacientes que procuram a rinoplastia, tornar o nariz mais harmonioso e proporcional ao contorno do rosto é o principal deles.

Rinoplastia na correção do desvio de septo

O desvio de septo é uma condição que afeta um grande número de pessoas. Muitos convivem com esse problema e não sentem nenhuma alteração na qualidade de vida. Outros adquirem doenças como rinite alérgica, sinusites e até apneia.

O desvio de septo caracteriza-se pela descentralização da estrutura que divide internamente as fossas nasais. Em geral, isso causa desconforto e dificuldade na respiração.

A rinoplastia é uma intervenção capaz de reposicionar o septo nasal, adequando o tamanho e restabelecendo o fluxo de ar.

Como é feita a rinoplastia?

A rinoplastia é, na maioria das vezes, feita sob anestesia geral e é dividida em três partes. A primeira de corte e desmontagem, a segunda de moldagem e a terceira de remontagem.

Corte e desmontagem

Nesta primeira etapa, o cirurgião realiza um corte para ter maior visibilidade aos ossos e cartilagens da parte interna do nariz. Ele pode optar por realizar a chamada rinoplastia aberta, que é o processo de separar toda a cartilagem da base, ou a rinoplastia fechada, onde não há o descolamento.

Moldagem

Na segunda etapa, o médico fará algumas alterações dependendo do tipo de operação e o resultado esperado pelo paciente. É possível fazer a remoção do osso e da cartilagem, e realizar o lixamento para remodelar toda a estrutura.

Remontagem

Na etapa final, o cirurgião fará a remontagem da estrutura com o intuito de chegar ao formato idealizado.

A cirurgia de rinoplastia geralmente é simples e dura em média 2 horas.

Pós-operatório da rinoplastia

Após o procedimento cirúrgico, recomenda-se o uso de uma tala no nariz por cerca de 15 dias para imobilizar a região e auxiliar na cicatrização e pós-operatório.

É comum que não só o nariz, mas toda a face fique inchada e apresente hematomas arroxeados, que geralmente somem dentro de 20 dias. O resultado final é concebido entre seis a oito meses.

Onde realizar a rinoplastia?

Como toda cirurgia, a rinoplastia deve ser realizada por profissionais capacitados em ambiente hospital seguro.

A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza a cirurgia de rinoplastia entre outros procedimentos. Agende uma avaliação com a Dra. Beatriz Medina que realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e atende no bairro da Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente