Notícias
Mulher jovem sorrindo | O que é harmonização facial?

O que é harmonização facial?

A harmonização facial é o tratamento ideal para pessoas que desejam uma mudança estética mais ampla, tendo como objetivo harmonizar os dentes, tanto no quesito estético quanto no funcional. O conceito da harmonização é como moldurar corretamente um belo quadro: se a moldura ficar torta, vai parecer que tudo está torto, então seu objetivo é alinhar os dentes, os lábios e a face como um todo.

Quais são os procedimentos da harmonização facial?

Visto que nos últimos anos as pessoas têm ficado cada vez mais exigentes com a estética, os pacientes também têm buscado cada vez mais esses métodos, que integram harmonicamente os dentes, a gengiva, os lábios, expressões faciais, funções musculares e marcas de expressão com os seguintes processos:

Alterações odontológicas

A primeira mudança deve ser na estrutura, é claro. O procedimento será iniciado por um dentista, buscando a correção dos dentes, já que o posicionamento dental afeta diretamente todo o contexto estético. O dentista deverá indicar qual aparelho funciona melhor para o seu caso.

Após a mudança estrutural, pode ser feito o clareamento dental ou podem ser aplicadas as chamadas facetas ou lentes de contato, que são laminas coladas na superfície dos dentes com o objetivo de alterar a cor, formato ou posicionamento do dente. As facetas, que podem ser de resina ou porcelana, são escolhidas quando o clareamento dental não atingiu o resultado esperado ou quando existem quebras ou fraturas nos dentes.

Caso as opções citadas anteriormente não sejam capazes de dar o resultado esperado após a análise do profissional, a opção é a adesão de prótese dental que é removível, indolor e requer poucos ajustes.

Bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado com anestesia local, que tem como objetivo a remoção do acúmulo de gordura nas bochechas. O tamanho das bochechas pode variar de acordo com o peso e com o metabolismo do paciente, logo, deve ser feita uma análise criteriosa pelo profissional antes de prosseguir com o procedimento.

Lifting facial

Também conhecido como ritidoplastia, o lifting facial ameniza as rugas na área do queixo e pescoço, também reduzindo a flacidez e excesso de gordura na região. Feito com anestesia geral, o procedimento consiste em fazer diversos cortes na pele para retirar o excesso de pele e costurar os músculos da face.

Dentre os procedimentos feitos para a harmonização facial, esse é o que possui a recuperação mais demorada e delicada, visto que é um tratamento invasivo. Costumam ser necessários remédios para controlar a dor, manter a cabeça enfaixada de acordo com orientação do cirurgião, realizar drenagem linfática, evitar o uso de cosméticos, entre outros cuidados.

Toxina botulínica

Um procedimento muito popular, a aplicação de toxina botulínica também é procurada para reduzir os aspectos do envelhecimento, amenizar as marcas de expressão e as rugas profundas na pele. Ao ser injetada na pele, a substância bloqueia a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos.

As rugas costumam surgir por diversos motivos, além do envelhecimento, como exposição solar sem a proteção necessária, má alimentação, tabagismo, excesso de expressividade etc. Sua aplicação complementa a harmonização facial e dá aparência mais rejuvenescida, assim como o lifting facial.

Ácido hialurônico

Como preenchimento, o ácido hialurônico auxilia na correção de marcas de expressão, como o bigode chinês, e pode ser utilizado para melhorar a fala, a mastigação irregular, deficiências musculares, entre outros. Ainda não é tão popular quanto a toxina botulínica, mas pode ser encontrado em diversas clínicas.

Encontrada naturalmente no corpo humano, essa substância é uma molécula de açúcar que funciona atraindo e retendo líquidos ao seu redor, o que dá uma aparência mais firme e homogênea para a pele. Sua duração é de 6 meses a 2 anos, de acordo com o organismo de cada paciente, mas pode ser prolongada com o uso do ácido hialurônico em cremes, injeções ou comprimidos.

Reduzir a papada

O queixo duplo ou papada é uma questão que muitas pessoas querem evitar, por isso existem diversos serviços no mercado que prometem a redução dessa gordurinha. O processo de redução pode ser feito com diversas técnicas, que incluem desde cremes e massagens até aplicação de lasers e procedimentos cirúrgicos, de acordo com a avaliação do profissional e da necessidade de redução da papada.

Onde fazer os procedimentos?

A harmonização facial busca como resultado um aspecto mais jovial, devolvendo a elasticidade à pele e criando uma impressão de que o rosto está alinhado, envolvendo diversos procedimentos odontológicos e estéticos, e deve ser realizada com profissionais de confiança: cirurgião dentista, cirurgião plástico e esteticista. O processo leva tempo, visto que existe o período de internação e o período de recuperação em alguns casos.

A Dra. Beatriz Medina realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e pode lhe auxiliar respondendo suas dúvidas sobre harmonização facial, além de oferecer diversos procedimentos em seus consultórios na Barra da Tijuca e em Niterói. Marque já sua consulta.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente