Notícias
Mulher usando fita métrica para medir o bumbum | O que é gluteoplastia?

O que é gluteoplastia?

Você já deve ter ouvido falar em gluteoplastia, certo? Mas realmente sabe do que se trata? Saiba mais sobre esse procedimento e tire suas dúvidas.

O que é gluteoplastia?

A gluteoplastia ou como é popularmente conhecida, como plástica no bumbum, é uma cirurgia indicada para as pessoas que desejam aumentar o volume da região glútea. Consiste na inserção de próteses de silicone no bumbum com o objetivo de torná-lo mais avantajado e com um contorno mais harmônico.

Em alguns casos, também é possível utilizar o enxerto de gordura retirado de outro local do corpo.

Quem pode fazer a cirurgia de gluteoplastia?

Engana-se quem pensa que somente mulheres podem realizar a cirurgia de gluteoplastia. O procedimento pode ser feito também por homens que desejam aumentar o bumbum. A cirurgia traz resultados satisfatórios quando o paciente apresenta nádegas pequenas, com formato achatado, mas sem flacidez acentuada.

Qual o formato das próteses de silicone para o bumbum?

Em geral, existem dois tipos de próteses glúteas, as redondas e as ovais.

Próteses redondas

As próteses redondas são capazes de deixar o aspecto do bumbum mais arredondado e projetado, e são indicadas para pessoas de pequena estatura. Apresenta um resultado menos natural.

Próteses ovais

Este tipo de prótese se assemelha ao formato do músculo, e por isso apresenta um resultado estético mais agradável, pois simula a consistência natural do glúteo. Ao contrário da prótese redonda, apresenta menor projeção, porém são capazes de preencher toda a região da musculatura glútea.

Como é feita a cirurgia de gluteoplastia?

O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou local, dependendo do modo de trabalho de cada cirurgião e a técnica utilizada.

Vejamos dois tipos de cirurgia de gluteoplastia.

Próteses de silicone

Nesta técnica, o cirurgião realiza incisões pequenas, com cerca de 4 a 5 cm no sulco que divide os dois glúteos e por meio dessa incisão, são inseridas as próteses que são escolhidas em conjunto com o médico, de acordo com a anatomia corporal da paciente. A prótese pode ser inserida sobre, abaixo, ou dentro do músculo glúteo maior. As próteses atuais são seguras e com preenchimento em gel de silicone, com cerca de 350 ml.

Enxerto de gordura

É realizada uma lipoescultura em que o médico utiliza uma cânula para retirar gordura de áreas como abdômen, culote, das coxas, cintura ou das costas e recolocá-la dentro do bumbum.

Converse sobre suas expectativas com o seu médico. Juntos vocês podem discutir as técnicas cirúrgicas existentes e a mais indicada para o seu caso.

Quais as recomendações pré-cirúrgicas?

Antes de se submeter a uma cirurgia de gluteoplastia,o cirurgião realizará uma avaliação física completa e indicará uma bateria de exames para constar que você esteja em perfeitas condições de saúde. Algumas recomendações deverão ser seguidas antes da cirurgia. Informe ao seu médico se você faz uso constante de medicamentos, pois alguns devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes.

Alguns dias antes da cirurgia é recomendado interromper o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro. Você também deverá fazer, 8 horas antes do procedimento, um jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos.

Quais os cuidados pós-operatórios?

A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório da gluteoplastia. O uso de cintas compressivas pode ser recomendado, dependendo de cada caso. É importante manter a região bem higienizada, de acordo com as orientações do seu médico.

O uso de analgésicos e anti-inflamatórios também será indicado pelo médico, como forma de alívio para dor. O paciente deverá evitar esforços físicos bem como sentar-se durante 15 dias, e deitar somente de bruços.

A pessoa que tem implante glúteo não pode receber injeção na região?

É verdade que a pessoa que possui o implante não pode tomar injeções no local, já que a aplicação com a agulha poderia danificar o material da prótese. Porém, existem outras formas de receber uma injeção, seja no braço, coxas ou braços.

A cirurgia de gluteoplastia tem risco?

Qualquer procedimento cirúrgico oferece riscos. Entretanto, com os avanços da medicina, a gluteoplastia oferece baixos riscos à saúde. A complicação mais frequente é a abertura dos pontos. O que pode acontecer também é o acúmulo de líquido, e a contratura capsular.

A gluteoplastia deixa cicatrizes?

Não existe cirurgia plástica sem cicatrizes, e cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente. Na cirurgia de gluteoplastia, a cicatriz fica escondida dentro do sulco entre as nádegas.

Em alguns casos, é possível que o paciente apresente tendência à cicatrização hipertrófica ou queloide. Nessas situações, é possível reverter a cicatriz “alta” com uma correção de cicatriz.

Os resultados da gluteoplastia são imediatos?

Os resultados da cirurgia de gluteoplastia são imediatos, porém é possível verificar um resultado definitivo e mais natural cerca de 3 a 6 meses após o procedimento.

Como escolher um médico para realizar a gluteoplastia?

A cirurgia plástica é um procedimento seguro, desde que seja realizado por um médico especializado. Ao pesquisar sobre possíveis cirurgiões, você precisa se certificar de que, primeiramente, ele tenha um registro no Conselho Federal de Medicina. E, obrigatoriamente, o médico precisa ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tudo isso pode ser verificado no site da instituição.

Também vale pedir informações a pessoas que já passaram pelo procedimento com o mesmo médico. Faça perguntas sobre o pós-operatório e os resultados da cirurgia.

Onde realizar a cirurgia de gluteoplastia

A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza a cirurgia de gluteoplastia, entre outros procedimentos. Agende uma avaliação com a Dra. Beatriz Medina que realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e atende no bairro da Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente