Notícias
Mulher cobre a região íntima com lenço | O que é ninfoplastia?

Ninfoplastia | O que é e como funciona

A ninfoplastia é uma das cirurgias mais pedidas no consultório dos cirurgiões. Muitas mulheres buscam o procedimento a fim de elevar sua autoestima e ganhar confiança em seu corpo.

Como cada mulher possui suas particularidades e individualidades, é necessário passar por uma avaliação médica antes de se submeter a este (e a qualquer outro) procedimento cirúrgico. Conheça mais sobre a ninfoplastia

O que é ninfoplastia?

A ninfoplastia, também chamada de labioplastia, é uma cirurgia íntima que visa a redução dos pequenos lábios vaginais para que fiquem com o tamanho natural, sem reduzi-los excessivamente, por serem estruturas cuja função é proteger a entrada da vagina.

A ninfoplastia pode vir acompanhada da diminuição do prepúcio do clitóris, aumento ou diminuição dos grandes lábios, rejuvenescimento, entre outros.

Por que ocorrem alterações na região íntima?

Alguns fatores podem causar alteração estética e funcional da região genital, como idade, menopausa ou alterações hormonais, mudanças bruscas de peso com acúmulo ou perda de gordura na região íntima e gravidez.

Para quem é indicada a cirurgia?

A ninfoplastia é indicada para mulheres que se sentem desconfortáveis com a sua aparência íntima devido a um excesso de tamanho dos pequenos lábios, e que buscam melhorar a qualidade da sua vida sexual.

Como funciona a ninfoplastia?

A cirurgia íntima geralmente é realizada com anestesia local e sedação, e leva cerca de 40 minutos. Primeiramente, o médico marca o excesso dos pequenos lábios e faz a retirada da pele. Em seguida é feita a sutura com pontos absorvíveis, dessa forma não é necessária a retirada dos pontos. É preciso evitar relações íntimas por no mínimo 30 dias.

Como é o pré-operatório da ninfoplastia?

Nas consultas com o cirurgião são feitas orientações para que haja o máximo de esclarecimento possível sobre aspectos técnicos, benefícios, limitações, riscos do procedimento e cuidados necessários após a cirurgia. É nesse momento que devem ser tiradas todas as dúvidas a respeito do procedimento. Também serão solicitados alguns exames pré-cirúrgicos, para saber se a paciente tem condições físicas de se submeter a uma cirurgia plástica.

No dia da cirurgia, recomenda-se comparecer ao hospital com 30 minutos de antecedência, em jejum, de acordo com recomendação médica. Também deve-se evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia, e suspender o uso de medicamentos à base de AAS, anticoagulantes e corticoides.

Como é o pós-operatório da ninfoplastia?

A paciente terá alta no mesmo dia, cerca de 6 horas após o procedimento. Não é comum a dor no pós-operatório, e sim um desconforto, principalmente devido ao inchaço local. Essa sensação pode ser amenizada com o uso de anti-inflamatórios e analgésicos prescritos pelo cirurgião. É preciso ficar em repouso por pelo menos 3 dias após a cirurgia, e evitar a exposição solar durante 30 dias.

No pós-operatório, algumas alterações comuns ocorrem como resposta do organismo à cirurgia, e não são consideradas complicações. Dessa forma, inchaço e coloração arroxeada na região podem ocorrer em graus variáveis e não devem ser motivos de ansiedade para a paciente. Em caso de sangramento persistente, sinais de infecção (dor persistente, inchaço, vermelhidão, calor local, pus ou febre) ou dor intensa, a paciente deve entrar em contato imediatamente com o cirurgião.

A cirurgia deixa cicatriz?

Como toda cirurgia em que é realizada uma ressecção, ou seja, redução de alguma estrutura, há cicatriz. Na ninfoplastia, a cicatriz nos pequenos lábios vaginais fica pouco perceptível, devido ao tipo de pele da região e à localização.

Existe o risco de perder a sensibilidade após a ninfoplastia?

A sensibilidade dos pequenos lábios pode ficar alterada momentaneamente, e costuma voltar ao normal após alguns meses. Entretanto, não há alteração na sensibilidade do clitóris, responsável pela maior parte do estímulo sexual.

Quais os riscos da ninfoplastia?

Como os pequenos lábios têm a função de proteger a entrada da vagina de infecções bacterianas e ajudar na lubrificação natural, a redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento vaginal. Também podem ocorrer hematomas, infecções e abertura de pontos.

Existe risco de ter problemas no parto normal?

Não há registros de que a ninfoplastia altere uma possível gravidez ou parto.

Quais são os cuidados no pós-operatório da ninfoplastia?

O cirurgião poderá receitar o uso de pomadas tópicas, compressas de gelo nos primeiros dias para amenizar o inchaço e higiene adequada da região.

Depois de quanto tempo é permitido voltar aos exercícios físicos?

O retorno às atividades pode ocorrer em um mês depois da cirurgia, com atividades menos intensas e sem grandes esforços. Porém, somente na consulta pós-operatória o médico pode avaliar cada caso e indicar o melhor momento para voltar à rotina de exercícios físicos.

Quais os resultados da ninfoplastia?

A ninfoplastia possibilita um resultado natural e duradouro, perceptível em 2 meses após o procedimento. Porém, como na maioria das cirurgias, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz.

É importante que os pacientes não criem falsas expectativas em relação ao procedimento. Deve-se alinhar muito bem com o médico o que se espera da cirurgia.

Que tipo de médico pode realizar a cirurgia íntima?

O cirurgião plástico é o especialista mais indicado para realizar a cirurgia de ninfoplastia.

É possível fazer a ninfoplastia junto com outra cirurgia?

Realizar duas cirurgias no mesmo momento é bastante comum. A cirurgia íntima pode ser feita junto com outras cirurgias plásticas como prótese de silicone nas mamas, lipoaspiração, abdominoplastia , entre outras. O ideal é conversar com o cirurgião antes, para que ele possa orientar o paciente da melhor forma possível e tirar todas as dúvidas a respeito dos procedimentos.

Quanto custa fazer uma ninfoplastia?

O preço de uma cirurgia depende de diversos fatores como a técnica empregada pelo profissional, o tipo de anestesia utilizada e a complexidade do procedimento. A melhor maneira de saber a técnica indicada para o seu caso e qual seu valor é passando por uma avaliação com um cirurgião plástico especialista.

Durante a avaliação, o cirurgião irá tentar entender as razões físicas e psicológicas pelas quais você está procurando fazer uma cirurgia plástica, e então será possível indicar a melhor técnica de ninfoplastia e informar o valor da cirurgia íntima de acordo com cada caso.

A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza a cirurgia de ninfoplastia, entre outras. Conheça a Dra. Beatriz Medina, que realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e atende no bairro da Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente