Notícias
Mulher com marcações na barriga | Lipoaspiração e abdominoplastia. Qual a diferença?

Lipoaspiração e abdominoplastia. Qual a diferença?

Tanto a lipoaspiração quanto a abdominoplastia são cirurgias cada vez mais pedidas nos consultórios médicos. Ambas são indicadas para quem procura uma silhueta e um contorno corporal mais elegante e harmonioso, porém possuem diferenças e particularidades.

O que é lipoaspiração?

Como o próprio nome já diz, a lipoaspiração consiste na aspiração de tecido adiposo (gordura) por meio de cânulas. Pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. As áreas mais comuns que recebem o procedimento são barriga, flancos, costas, coxas e braços.

Como é feita a lipoaspiração?

A lipoaspiração pode ser feita com anestesia local ou geral, dependendo do grau e da complexidade do procedimento. A lipo também pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos como a mamoplastia.

O cirurgião introduz uma cânula na pele que chega ao tecido adiposo de onde aspira, por um sistema de vácuo, a gordura localizada. As incisões têm entre 5 e 7 mm e são feitas em locais pouco perceptíveis. O procedimento pode levar entre três e seis horas, dependendo do volume de gordura. Depois da aspiração, as incisões são suturadas. O tempo de recuperação total é de até 60 dias, seguindo uma alimentação equilibrada e utilizando malha compressora para modelar o corpo.

É possível tirar, no máximo, de 3% a 7% do peso total do paciente, para não comprometer a saúde.

Quem pode fazer a lipoaspiração?

Os pacientes mais indicados para a lipoaspiração são homens e mulheres com o peso próximo do ideal, com gordura localizada, mas sem excesso de pele.

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica do abdômen feita quando existe acúmulo de pele e flacidez principalmente em pessoas que sofreram um emagrecimento abrupto, e mulheres que passaram por uma gestação. O procedimento corrige a parede do abdômen, restaurando a musculatura da região e melhorando seu contorno geral. Como resultado, o abdômen fica mais firme e retinho.

Quem pode fazer a abdominoplastia?

Muitas pessoas acreditam que a abdominoplastia ajuda a emagrecer, o que é um engano. O método tem apenas o objetivo de remodelar a região abdominal, sendo eficaz para pessoas que estão em boa forma, mas que têm aquela barriguinha saliente.

Como é feita a abdominoplastia?

A cirurgia é feita por meio de uma incisão na parte inferior do abdômen, que geralmente vai de uma ponta a outra. A cicatriz é proporcional ao excesso de pele: quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. Dependendo do caso, o paciente precisará usar dreno para eliminar o excesso de líquidos e o repouso é absoluto por duas semanas, no mínimo. Durante 45 dias é recomendado o uso de malhas de compressão, que ajudam a modelar e aliviar o inchaço.

Qual a diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia?

Como já falamos anteriormente, os dois procedimentos são realizados basicamente com a mesma finalidade, porém em situações diferentes. A lipoaspiração é indicada para retirada de gordura, com aspiração a vácuo feita por cânulas inseridas no tecido adiposo, mas não retira a pele, por isso não trata a flacidez. Já a abdominoplastia, é uma cirurgia que retira a pele abaixo do umbigo e estica a remanescente, não extraindo a gordura de outros locais. Quando há o excesso de gordura, a lipoaspiração é a indicada. Mas se o problema é o excesso de pele e flacidez, a opção será a abdominoplastia. Porém, há casos em que existem pele e gordura em demasia. Nestes, é possível associar as duas cirurgias.

Quais os riscos da lipoaspiração e abdominoplastia?

Nos dois procedimentos existem riscos inerentes a qualquer intervenção cirúrgica, como sangramento, infecção, trombose venosa, tromboembolismo pulmonar, entre outros. Os riscos específicos são: depressão da região, alterações na pele, além, claro, da insatisfação com os resultados.

Onde realizar a lipoaspiração e abdominoplastia?

A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza a cirurgia de correção de cicatriz, entre outras. Conheça a Dra. Beatriz Medina, que realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e atende no bairro da Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente