Notícias
Cuidados com a pele

Cuidados com a pele no verão | Mitos e verdades

Os cuidados com a pele no verão precisam ser redobrados, para evitar a desidratação, queimaduras e até câncer de pele, além das doenças de pele como micose. Para se proteger corretamente, conheça alguns mitos e verdades sobre como cuidar da pele nessa época do ano.

É preciso usar filtro solar diariamente, mesmo com o tempo nublado?

Verdade. O protetor solar tem que ser usado diariamente, até no tempo nublado ou chuvoso. Para o dia a dia, opte pelos produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) de 15 ou 20. Já o FPS 30 ou superior é ideal para uma exposição mais longa. Deve-se aplicar o protetor cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, e renovar a aplicação a cada 3 horas. Tome cuidado com cicatrizes recentes, pois elas podem ficar escuras se não forem protegidas. Pode-se aplicar o filtro solar sobre as cicatrizes, ou protegê-las com adesivos e esparadrapos.

O uso do protetor labial é desnecessário

Mito. O uso do protetor solar é imprescindível, já que a região fica exposta ao sol diariamente. Muitas pessoas se esquecem de cuidar dos lábios, que acabam ficando ressecados e podem ser alvo de lesões cancerígenas.

Protetor solar à prova d’água não funciona

Mito. Os produtos à prova d’água têm maior fixação na pele e cumprem bem o seu papel. Porém, isso não quer dizer que não precisam ser reaplicados. Sempre que sair do mar ou piscina ou após transpiração excessiva, deve-se passar novamente o produto em todo o corpo e rosto.

Raios UVs queimam o couro cabeludo e os fios de cabelo.

Verdade. Os raios UVA e UVB queimam qualquer parte do corpo que esteja exposta. As pessoas que têm pouco cabelo precisam ter atenção redobrada. A proteção dessa área pode ser feita com o uso de bonés, chapéus, viseiras ou lenços. Também existem no mercado alguns produtos, como cremes e sprays, que contém proteção contra os raios solares. Vale a pena pesquisar!

A Dra. Beatriz Medina é cirurgiã plástica e atende no Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente