Notícias
Mulher com cicatriz na barriga | Como funciona a cirurgia de correção de cicatriz?

Como funciona a cirurgia de correção de cicatriz?

O que é cicatriz?

O processo de reparo de uma lesão na pele (incisão cirúrgica, queimadura, escoriações, cortes etc) é chamado de cicatriz, que ocorre com a formação de colágeno. Porém, nem sempre a cicatrização acontece da melhor forma possível, e a qualidade desse reparo depende de inúmeros fatores como idade, características genéticas, local do corpo, presença de infecções, técnicas cirúrgicas empregadas e/ou cuidados pós-operatórios.

As cicatrizes são marcas que dificilmente são eliminadas por completo, porém existem meios de melhorar seu aspecto ou camuflá-las. O procedimento escolhido pode melhorar a sua coloração e espessura.

Quais os tratamentos para correção de cicatriz?

As técnicas de tratamento de correção de cicatriz variam de acordo com o tipo de cicatriz, o grau de cicatrização e o perfil do paciente. Dentre as técnicas utilizadas estão:

Tratamentos tópicos

São utilizados produtos tópicos para minimizar as alterações do tecido. Apresentam-se em forma de pomada, gel e placas de silicone.

Procedimentos minimamente invasivos

São utilizados ácidos para estimular a renovação da pele, como é o caso do peeling.

Cirurgia de correção de cicatriz

A cirurgia de correção de cicatriz destina-se a minimizar a cicatriz de modo a deixá-la uniforme em relação ao tom de pele da paciente e à sua textura circundante. Apesar de o procedimento proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, ela não pode ser completamente apagada.

Como funciona a cirurgia de correção de cicatriz?

Como mencionado anteriormente, a cirurgia de correção de cicatriz é um procedimento que visa melhorar o aspecto da marca, suavizando sua cor e textura. É um procedimento individualizado, que será pensado especificamente para cada paciente.

A remoção cirúrgica da cicatriz é feita por meio de incisões em toda a sua extensão. Após realizá-las, o cirurgião retira toda a fibrose e tecido cicatricial utilizando bisturi ou tesoura. Depois do processo de retirada, o médico realiza pontos internos absorvíveis, e a parte externa pode ser feita com pontos intradérmicos (que ficam completamente escondidos dentro da incisão) ou pontos simples. Esta cirurgia pode ser feita com anestesia geral ou anestesia local e sedação.

Quem pode realizar a cirurgia de correção de cicatriz?

O procedimento pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, e é uma boa opção para quem é fisicamente saudável mas se sente incomodado por ter uma cicatriz. O médico irá avaliar cada caso especificamente, e pode recomendar a cirurgia se:

  • O paciente se sente incomodado com o aspecto estético da cicatriz em alguma parte do corpo.
  • É fisicamente saudável.
  • Não é fumante.
  • Tem perspectiva positiva e realista sobre o procedimento.
  • Não apresenta doenças de pele na área a ser tratada.

Quais os tipos de cicatrizes que podem ser tratados com a cirurgia?

A cicatriz trata-se mais de um problema estético do que de saúde, e pode apresentar-se de diversas formas:

Cicatrizes hipertróficas

São aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da cicatrização. Na maioria das vezes, são altas e vermelhas e podem ser hiperpigmentadas (de cor mais escura) ou hipopigmentadas (de cor mais clara).

Queloides

Queloides são lesões salientes que sofreram com uma produção exagerada de colágeno. Geralmente são avermelhadas, escuras ou rosadas, e podem ocorrer em qualquer área de traumatismo na pele. Estas cicatrizes, que podem ser dolorosas ou com prurido, ocorrem em qualquer parte do corpo, mas desenvolvem-se mais comumente onde há pouco tecido subjacente de gordura, como na face, no pescoço, nas orelhas, no peito e nos ombros.

Cicatriz alargada

Ocorre quando a cicatriz está exposta e acaba se alargando, parecendo uma estria. Apresenta-se de forma rasa, frouxa e esparramada, e aparece mais em pessoas com a pele fina.

Cicatriz retraída

Comum após cirurgias de apêndice, é uma cicatriz funda e que geralmente repuxa os tecidos adjacentes. Na maioria das vezes está relacionada a infecções no local. Essa cicatriz causa dor e pode restringir o movimento normal, passando a não ser considerada apenas um problema estético.

Cicatriz discrômica

Causa uma alteração na cor da pele, podendo ser mais clara ou mais escura que a pele ao redor.

Cicatriz atrófica

A cicatriz fica mais funda do que o relevo da pele ao redor, muito comum em ferimentos e cicatrizes de acne.

Quais as contraindicações para a cirurgia de correção de cicatriz?

O procedimento é contraindicado para pacientes com dificuldade para cicatrização, infecção na área da cicatriz, doenças do tecido conjuntivo ou que façam uso de corticoides.

Quanto tempo dura a cirurgia de correção de cicatriz?

A duração da cirurgia de correção de cicatriz dependerá do tamanho da cicatriz. Em geral, leva de 30 minutos a uma hora para ser finalizada.

Qual deve ser o processo pré-operatório da cirurgia de cicatriz?

Não há necessidade de preparo prévio para a cirurgia de correção de cicatriz, que pode ser feita até mesmo sem jejum caso não seja realizada sob anestesia geral.

Como é o pós-operatório da cirurgia de cicatriz?

Após a cirurgia, a área poderá apresentar inchaço localizado, descoloração ou desconforto. A cicatriz demora até um ano para se maturar e chegar ao resultado final. Ao longo da primeira semana após a cirurgia, deve-se evitar atividades físicas intensas, e a exposição ao Sol só está liberada após 30 dias, sem nunca se esquecer do uso do filtro solar mesmo após a completa cicatrização. Durante a recuperação, é preciso que haja acompanhamento com o cirurgião para monitorar e indicar, caso necessário, a utilização de cremes e/ou pomadas.

Quais os riscos e complicações da cirurgia de correção de cicatriz?

Apesar de segura, esta cirurgia, como qualquer procedimento, pode gerar complicações como infecções, sangramentos, abertura dos pontos e até o mesmo o aparecimento de uma nova cicatriz inestética.

Quem é o profissional apto a fazer a cirurgia de correção de cicatriz?

A cirurgia de correção de cicatriz deve ser feita por um cirurgião plástico capacitado.

A Dra. Beatriz Medina é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realiza a cirurgia de correção de cicatriz, entre outras. Conheça a Dra. Beatriz Medina, que realiza cirurgia plástica no Rio de Janeiro e atende no bairro da Barra da Tijuca e em Niterói.

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente